Raciocínio analítico: Matrizes progressivas de Raven

 

ATENÇÃO: seguindo orientação do Conselho Regional de Psicologia de SP, o jogo abaixo foi retirado do site. Segundo nossa legislação, somente psicólogos podem aplicar "testes de características psicológicas". Infelizmente, o CRP-SP entendeu, erroneamente, que a apresentação das Matrizes Progressivas de Raven com FINS PURAMENTE LÚDICOS neste site configurava aplicação indevida de teste psicológico. Como não tenho a menor intenção de perder tempo discutindo isso, preferi acatar sua "orientação" para que o jogo fosse removido do site. Lamento que os usuários agora tenham que buscar conhecer as Matrizes Progressivas de Raven em outro site... felizmente, métodos de busca não faltam, e a internet continua livre em nosso país. 

Segue abaixo a orientação sobre o jogo (não teste; senhores e senhoras do CRP-SP, este NÃO é um site de testes psicológicos).

 

O jogo está apresentado como um teste de QI, mas não leve isso a sério. Considere isto um exercício de raciocínio analítico, ou seja, da capacidade de encontrar padrões em matrizes de imagens.

Sua missão: encontrar o padrão nas imagens dispostas na matriz e deduzir qual imagem completa o conjunto. Começa ridiculamente fácil, mas depois... prepare-se! (Infelizmente esta versão não dá as respostas corretas. Nossa própria versão, futuramente, será comentada para quem quiser jogar a toalha...)

Habilidades específicas:

- raciocínio analítico (córtex pré-frontal dorso-lateral)